quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Inter empata é da adeus a Libertadores 2009
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Não consegui postar nada sobre a vitória do Inter sobre o Boca Juniors, jogo no qual estive presente e vi o time colorado jogar para bem contra os reservas do Boca, com excelente atuação de Alex e com D´Alessandro mostrando muita qualidade em alguns momentos da partida. A vitória por 2x0 dá ao Inter uma boa vantagem pra encarar o caldeirão da Bombonera, resta saber contra qual Boca...
Praticamente dando adeus...
Depois do empate de 2x2 contra o Atlético Mineiro no Mineirão sintomática declaração de Alex, praticamente jogando a toalha e contrariando o discurso "da boca pra fora" dos dirigentes do Inter e do seu treinador. Que dizem uma coisa com palavras e outra diferente no tom de voz. É praticamente inexistente a chance colorada de brigar por vaga na Libertadores...
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Não tem como negar as péssimas atuações frente a Bolivia e Colômbia nessas Eliminatórias em pleno território Brasileiro, mas eu sugeriria a CBF que colocasse os jogos da seleção em lugares onde a equipe será de fato apoiada.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Quem passou a máquina... foi o Inter!
Teve tudo que um grande clássico precisa. Dia maravilhoso de sol, estádio lotado, muitos gols, muita técnica, intenso, disputado, enfim. E o Inter saiu com a sua casa, que já estava em processo de reorganização, mais organizada ainda. Pra ajudar tirou o principal rival da liderança do campeonato e colocou uma série de dúvidas na cabeça de todas as frentes do Grêmio, da direção, passando pelo técnico Celso Roth e pelo elenco, até a torcida.
Um resultado de 4x1 em um clássico como este, é atípico claro, mas foi construído de forma legitima. Com todo time colorado (exceto Edinho, pra variar) jogando muito bem em termos individuais, e pasmen, superando o Grêmio no seu forte, no coletivo.
Acho que a vitória do Inter e a derrota do Grêmio passam pelos acontecimentos da rodada anterior e por toda a semana.
Primeiro, a falsa ilusão gremista de ter dito uma grande atuação diante do Atlético PR na Arena da Baixada, seguida da entrevista do Sr. Paulo Odone, dando armas ao Inter, doping motivacional grátis, nisso o bom planejamento do Inter para enfrentar e empatar com o time reserva o jogo contra o Universidad Católica pela Sulamericana. Toda essa seqüência de fatos ajudou. Mas a verdadeira diferença aconteceu quando a bola rolou.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
D´Alessandro desencanta e Inter vence no Rio.
Antes do jogo, dois aspectos na escalação do Inter me preocupavam: Bolivar pelo lado esquerdo de defesa, lado do qual ele já não havia conseguido atuar bem e principalmente a formação de meia-cancha, com três volantes e D´Alessandro como único articulador.
Mas bastou o jogo começar e o Botafogo que entrou escalado no clássico esquema 4-3-3, com Diguinho e Leandro Guerreiro na contenção, e Lucio Flávio na armação, perdendo numéricamente e em energia para o meio-campo do Inter. Edinho e Magrão tiveram sua tarefa defensiva facilitada, Guiñazu por sua vez, foi novamente o melhor em campo, marcando de forma mais adiantada e em alguns momentos batendo a marcação de dois ou mais jogadores do Botafogo, mostrando muita habilidade. Posso também atribuir a Guiñazu o crescimento de D´Alessandro no segundo tempo, o entrosamento dos dois argentinos foi muito bom, que acarretou no segundo gol do Inter, golaço marcado por D´Alessandro, primeiro dele com a camisa colorada.
Vale ressaltar também que Taison que entrou no lugar de Alex (autor do primeiro gol colorado) jogou bem, Bolivar pelo lado esquerdo teve atuação mais segura, e que Tite mais uma vez, mexeu errado tirando D´Alessandro e colocando outro jogador mais defensivo, desta vez Rosinei, facilitando a pressão final do Botafogo no jogo.
Ouvindo a coletiva de Tite, falando da vitória e que dará continuidade a escalação com três volantes, percebo que a leitura dos comandantes do futebol vermelho sobre o jogo está errada. A vitória decorreu primeiro pela forma de jogo escolhida pelo Botafogo, abrindo mão do meio de campo e tendo dificuldades de chegada no ataque, e também pela boa atuação ofensiva do Inter, apoiada pelos ingressos de Guiñazu na linha de frente.
Agora pra voltar a sonhar com Libertadores de fato... o Vitória da Bahia no Beira-rio e provavelmente com casa cheia.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Brasil nas eliminatórias.
Após convencer vencendo o Chile fora de casa, a seleção conseguiu a façanha de empatar com a fraquissíma seleção da Bolivia, no estádio do Engenhão.
Para mim as eliminatórias não passam de uma mera formalidade para Brasil e Argentina, mas fica claro que não estamos conseguindo o principal, que é a formação de um time base para a Copa. Dunga tem que acelerar este processo nem que tenha que deixar de fora certas "cabeças coroadas" que não tem mais jogado o que o nome e a fama afirmam.
O tempo urge... 2010 é logo ali...
sábado, 6 de setembro de 2008
Inter vence mas não empolga...
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Reação! Campanha a altura da grandeza do Inter!
Se haverá um grande amistoso no Beira-rio? Ou até algum torneio? Como serão os uniformes comemorativos? Se o clube conseguirá ou não bater a marca dos 100 mil sócios... enfim...
Mas ai lembrei também dos noticiários esportivos de ontem, do qual soube que os jogadores estavam reclamando de um forte treino físico realizado naquela tarde. Qual será a concepção então? De um Inter vitorioso no centenário ou de um Inter vacilante?
Confesso que não entendo como o Guiñazu corre o jogo todo e o Magrão está fora de forma, já que ambos estão no clube desde o ano passado, e até da mesma pré-temporada participaram.
Não entendo o planejamento de nossa direção, que conseguiu desmanchar o time durante o campeonato. Creio que Piffero e cia apostavam no titulo da Copa do Brasil, e com isso a inevitável reformulação no Brasileiro seria menos sentida. Nisso tudo o sonho de disputar a Libertadores em 2009 está distante.
E não muito longe dali, o Grêmio líder, melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo, time que mais venceu, desfila no mesmo campeonato e contra os mesmos adversários.
Tite estreiou na vitória de 2x1 contra o Botafogo no Beira-rio, na seqüência perdeu pro Vitória no Barradão pelos mesmos 2x1, mas depois teve uma trajetória muito positiva até o jogo contra o Ipatinga. Que mal fez o Ipatinga ao Inter! Deste então são 9 jogos com duas vitórias (Fluminense e Palmeiras), dois empates em casa (Figueirense e Flamengo) e 5 derrotas. Não é uma campanha digna desta camiseta!
Alguma reação tem que acontecer, afinal ainda tem caminho pela frente, tem a Copa Sulamericana, desprezada por alguns, mas é um titulo que nenhum clube brasileiro possui.
Tite que sempre valoriza estar trabalhando em um grande clube como o Inter tem que fazer por si, pois pode até ser uma de suas últimas chances em um grande clube. Piffero se quer ser o presidente colorado no centenário tem que fazer bem mais do que foi apresentado até agora, pois a rejeição dele e de Giovani Luigi junto ao torcedor é grande.
A reação deve começar jogo a jogo, sábado contra a Portuguesa no Beira-rio, um adversário de qualidade questionável é uma excelente oportunidade.
Espero falar desta reação de forma real daqui pra frente aqui...
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
E mais explicações no Recife...
como torcedor acima de tudo, isso tem me aborrecido profundamente. É o porque tomamos 4 do Vasco, é o porque nos acovardamos contra o Cruzeiro, é o porque deixamos os reservas do Grêmio empatarem um jogo ganho e que era pra ser goleada, enfim.
Ontem desta vez a desculpa foi a viagem longa, o jogo desgastante da última quinta, os problemas intestinais que alguns jogadores tiveram, e por ai vai...
Ai pergunto: onde está nossa planejamento?
Os jogos na sulamericana estavam marcados a mais de dois meses atrás! É constrangedor ver o D´Alessandro e o Bolivar se arrastando em campo. Gustavo Nery e Magrão nem em campo entraram, inclusive este último está no Inter a mais de ano.
O Inter não tem lateral-direito (ou ala direito), o Ramón pela esquerda também não parece ser o jogador que tenha condições de vestir a camisa colorada. Marcão está no declinio de um jogador no fim de carreira. Com isso tudo o assunto é a venda de Nilmar e Alex...
Não são boas as perspectivas coloradas... e não se faz nada para mudar a atual conjectura, explicações sobre "intensidade" não dão mais para engolir...
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Inter passa... mas lições ficam...
Me informando o que houve entre o 2x0 e o 2x2 soube que Tite tirou D´Alessandro (que dizem que atuou bem) e colocou Edinho. Oras, por que não Andrezinho?
Adversário tonto tem que ser nocauteado!
Gostaria de fazer uma pesquisa sobre quem foi o zagueiro que mais marcou gols no futebol nacional em 2008, acho eu que foi Índio pode ter sido este jogador, só em grenais, dois gols este ano, contra o Palmeiras três gols.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Indefinições que matam...
Alex é o melhor jogador do Inter no ano, quando esteve ausente fez falta, domingo mesmo contra o Flamengo, depois de um bom primeiro tempo com Alex no time, o segundo tempo sem Alex foi ruim e o time sedeu espaço ao Flamengo. Na atual situação Alex é fundamental. Mas tem substituto, por isso foi contratado Daniel Carvalho.
Já Nilmar, artilheiro do Inter no campeonato nacional, tem tido autos e baixos, 11 gols e o triplo de gols desperdiçados. Entre Nilmar e Alex consideraria o primeiro como o mais "dispensável" dos dois... mas Nilmar não tem substituto.
Se Nilmar sair, o Inter vai precisar de um novo atacante para titularidade.
E estamos chegando em setembro...
sábado, 23 de agosto de 2008
Mais uma volta por cima!
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
A volta por cima de Maurren...
Será que desta vez Edinho fica no banco?
Falando agora de campeonato brasileiro, andei irritado depois do jogo contra o Vasco e aquele imenso fiasco. Quarta o Inter não jogou nenhuma enormidade, mas com certas facilidades encontradas, jogou bem e goleou o Palmeiras. Com Edinho suspenso, Monteiro no banco, e a volta de Alex o Inter teve evolução. Tite tem a chance de repetir a equipe contra o Flamengo... será que Edinho finalmente ficará no banco de reservas para que jogadores de maior qualidade jogarem?
sábado, 16 de agosto de 2008
O ouro de Cielo na natação
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Time reserva do Grêmio para o desentrosado Inter
Muita transpiração e pouca inspiração no primeiro clássico Gre-Nal disputado pela Copa Sulamericana, o Inter apesar de ter dito o maior volume de jogo, esteve todo "desencontrado" sendo alvo fácil da marcação dos reservas do Grêmio. O resultado final de 1x1 não deixou de ser justo.
A estréia de D´Alessandro foi apenas razoável, assim como as apresentações de Daniel Carvalho (autor do gol de penalty do Inter), Gustavo Nery e Bolivar, estes sendo os récem contratados, enquanto isso Wellington Monteiro beirou o ridiculo, novamente Guiñazu foi o melhor do time.
Tite precisa desde já definir a equipe titular, pelo menos em sua estrutura, pois desfalques como os de Nilmar e Alex prejudicam o encaixe da equipe, achar o "equilibrio" termo muito usado pelo treinador é fundamental com repetição de escalação, buscando um rápido entrosamento dos novos reforços.
O tempo urge...
domingo, 10 de agosto de 2008
E o Inter vai perdendo o seu rumo no campeonato.
Desde então o time vai caindo de produção no campeonato, e o empate em 1x1 com o Figueirense no Beira-rio neste domingo caracterizou ainda mais está situação e deixou o clube numa incómoda 10° colocação no final do primeiro turno.
Vejo neste atual momento, que o Inter tem sérios problemas organizacionais com jogadores fora de ritmo de jogo que vem entrando no time, por necessidade qualitativa e até mesmo númerica, e isso vem prejudicando o rendimento coletivo da equipe.
Nisto o colorado vai se afastando do caminho certo no campeonato, em pura fase de reestruturação dentro de uma competição dificil, se afastando do grupo de clubes que lideram o campeonato e se acomodando numa posição intermediária que está muito abaixo do que este grupo de jogadores podem alcançar.
Agora é o Gre-Nal...
Pelo jeito, o Grêmio irá mesmo com um time misto, e penso que o Inter também deva se precaver, ir para o clássico com um time de titulares sim, mas sendo que estes estejam em perfeitas condições de jogo. Muitos diriam que não é um bom momento para um grenal, mas vejo que independente do time que o Grêmio irá escalar, é uma excelente chance de recuperar a auto-estima do grupo, coisas que apenas um clássico proporciona.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Era a camisa do Inter e a atitude da Catanduvense...
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Escalando o Inter ideal...
Goleiro: Renan
Zagueiros: Indio, Bolivar (na sobra) e Sorondo
Ala direito: Wellington Monteiro
Ala esquerdo: Gustavo Nery
Meias: Guiñazu, Magrão e D´Alessandro
Atacantes: Nilmar e Alex
As opções: Clemer, Marcão, Danny Morais, Alvaro, Rosinei, Daniel Carvalho, Adriano, Rodrigo Paulista, entre outros.
Admitindo a saída do Alex, ainda assim, Tite não poderá reclamar de falta de boas opções.
domingo, 3 de agosto de 2008
Sábado de aleluia para os colorados!
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Inter perde a primeira no Beira-rio
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Inter sem Nilmar e Alex contra o Santos
Ouvindo ontem os noticiários esportivos, vi que ficou uma lição ao técnico Tite da derrota em Ipatinga, e ela se caracteriza pela saída de um dos três volantes que vinham sendo titulares neste brasileirão pelo Inter, só não entendi por que Magrão vai para ao banco de reservas e não Edinho. Um meio de campo iniciando com Guiñazu e Magrão é a segurança de uma saída de bola mais qualificada, coisa que Edinho não contribui ao time. Com isso, tudo indica que Andrezinho recebe mais uma chance.
Os jovens avantes colorados!!!
Com as ausências já confirmadas de Nilmar (que inclusive é dúvida até para o jogo contra o Fluminense no próximo final de semana) e de Alex (este que deve voltar apenas no primeiro gre-nal da Sulamericana dia 13/08), serão dadas oportunidades para Guto e Valter jogar deste o inicio seu primeiro jogo como profissionais, estes estarão ao lado de Taison que já tem seqüência entre os titulares. O Santos encontra-se na zona de rebaixamento e com certeza será um adversário duro para o colorado nesta noite.
sábado, 26 de julho de 2008
Inter dá vexame em Ipatinga
Não se pode admitir atuação como está do colorado hoje em Ipatinga frente ao lanterna do campeonato. Tite, outrora elogiado pela boa campanha desde que assumiu o comando técnico do time, foi muito infeliz em mais este confronto fora do Beira-rio, principalmente quando fez uma troca de Edinho por Maicon, quando o correto era colocar um atacante ao lado de Nilmar.
Faltou ambição ao Inter, enquanto outras equipes ousam fora de seus dominios, o colorado vacila e assim ficará dificil de se manter perto dos primeiros.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Nilmar brilha e Inter vence o São Paulo.
Destaque especial para Nilmar, autor dos dois gols que deram a vitória para o Inter de 2x0 e aproximaram ainda mais o time comandado por Tite dos quatro primeiros colocados, com esses gols o atacante colorado chega aos 7 gols no campeonato e entra na briga pela artilharia.
O Inter atuou bem e se caracterizou pela firmeza na marcação, onde Indio na defesa mostrou novamente que está entrando numa excelente fase, sendo bem acompanhado por Danny Morais, enquanto Guiñazu voltou a jogar o futebol que estamos acostumados a ver, e destacando também o acréscimo de qualidade que foi apresentado nas laterais pelas presenças de Angelo e Ramon.
Penso que Tite começou a vencer este jogo quando optou por Andrezinho em vez de escalar o volante Maicom, onde a qualidade do passe melhorou sendo preponderante para a vitória.
O Inter voltará em campo sábado contra o lanterna Ipatinga e é fundamental três pontos, para continuar entre os primeiros colocados e após a boa perspectiva deixada pela vitória de ontem, fica a curiosidade para ver como se portará daqui para frente o time e de como será montada a equipe com todos estes reforços chegando e com quem ainda esta de fora... problema bom de ter para qualquer técnico! Os reforços serão assunto aqui em outra oportunidade
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Novamente errando muitos gols...
Para se credenciar de fato ao G-4, ou até mesmo ao titulo (vide as duas derrotas consecutivas do Flamengo), o Inter precisa mais do que nunca acertar a pontaria, pois agora contra o perigoso São Paulo, jogo que se apresenta para a próxima rodada, qualquer vacilo pode ser fatal, ainda mais tratando-se de jogo de 6 pontos.
Defensivamente, o Inter de fato tem apresentado problemas nas laterais. Nem Jonas e nem Marcão atuaram bem (e Ricardo Lopez nem falta fez), mostrando claramente onde estão as maiores carências de qualidade do time. O miolo defensivo, formato neste ultimo jogo por Indio e Danny Morais se houve bem, e creio que ainda com os acréscimos de Sorondo e de Bolivar, o colorado está bem servido.
Novas contratações podem ser tentadas nos próximos dias, não há tempo a perder para quem quer brigar por algo melhor no fim deste campeonato.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Inter vence o Galo e se aproxima do G-4
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Entre D'Alessandro e Daniel Carvalho... o Atlético Mineiro!
Mas a realidade é o jogo contra o Atlético/MG, o colorado precisa da vitória para chegar aos 18 pontos. Vitória é fundamental!
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Inter perde grande chance de vencer na Arena...
Após duas vitórias no Beira-rio, onde o Inter saiu da parte de baixo da tabela e se posicionou em uma zona intermediária, ontem o colorado perdeu uma belíssima oportunidade de fazer 3 pontos na Arena da Baixada contra o estabanado Atlético Paranaense, e de chegar mais próximo dos primeiros colocados.
Admito que o trabalho de Tite, comparado ao que Abel vinha realizando, fez o rendimento da equipe melhorar, mas não tem como negar que faltou mais ambição ao treinador ontem. Quando se escala o limitado Maycon para substituir Guiñazu, e somando este com Edinho, a meia cancha do Inter sofre de uma imensa falta de qualidade e ainda por cima, dá muitos espaços aos adversários, coisa da qual não deveria ocorrer na teoria pela presença de Edinho e Maycom na mesma equipe.
Magrão não repetiu suas boas jornadas e com problemas de saída de bola, Alex e Taison se viram obrigados a recuar demais e novamente deixar Nilmar orfão no ataque. E assim se foi uma boa oportunidade de vencer a primeira partida fora de Porto Alegre no campeonato.
O Inter voltará a campo na quinta, frente ao outro Atlético, o Mineiro, no Beira-rio e a obrigação de vitória é inadiavel.
domingo, 6 de julho de 2008
Inter detona o Coritiba!!!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
A volta de um campeão da américa!
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Mais saídas do que chegadas???
As especulações mais fortes de reforços dão conta do retorno de Bolivar e da contratação do ex-Corinthians Rosinei. Nos resta esperar os estragos que agosto trará aos times do futebol brasileiro.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Inter joga bem, mas deixa escapar vitória
Nunca poderia se imaginar que o primeiro clássico gre-nal deste ano de 2008 seria decidido da forma que foi. O Inter jogou de forma diferente de outras vezes, e como num todo foi mais time que o Grêmio durante a maior parte da partida. Mas uma infelicidade de Renan, que ao sair em uma bola aérea acertou o atacante Rodrigo Mendez, cometendo penalti e sendo expulso, culminaram no empate do Grêmio.
Mas certas coisas podem ser saudadas na equipe colorada, a primeira delas foi a presença do jovem Taisson, jogando pelo lado esquerdo e dando muito trabalho aos defensores tricolores, outro destaque sem dúvida foi Sorondo, que não só por sua qualidade e imposição, fez também crescer o futebol de Indio, seu companheiro de defesa e autor do gol colorado. E não falar da atuação dedicada de Magrão seria injusto, marcando bem e jogando com qualidade. O Inter demonstrou um melhor futebol neste grenal e avançou o seu time em termos organizacionais.
A vitória que seria justa no clássico não venho, mas fica a espectativa de dias melhores para os lados da Padre Cacique.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
O que espera o Inter no Gre-Nal?
Mas um clássico as vezes vem para organizar a casa, o time ainda não foi definido, vejo a volta de Sorondo substituindo o fraquíssimo Orozco de forma muito positiva, espero que com um companheiro de qualidade, que Indio consiga também recuperar a segurança defensiva. Sobre a formação de defesa, eu particularmente acho que Danny Morais já é merecedor de uma sequência como titular.
A meia cancha que já era considerada ideal por Abel, deve ser repetida no domingo: Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex. Sem a presença de Fernandão, onde este se tornava uma opção de fluência, de uma bola longa para o capitão ajeitar para chegada de um atacante, isso obriga que a criação de meio se torne melhor, de uma bola melhor colocada para Nilmar e provavelmente para Adriano que deve começar jogando. Além de se preocupar com certas qualidades do Grêmio, o colorado deve se resolver certos problemas estruturais de seu próprio time.
Veremos como Tite formará a equipe para o clássico.
terça-feira, 17 de junho de 2008
Fernandão
Poucos jogadores marcaram passagem no colorado da forma que marcou Fernandão nesses quase 4 anos, estreiando em grenal marcando o gol 1000 na história dos clássicos, capitão e lider do grupo de jogadores, campeão gaúcho em 2005 e 2008, campeão da Libertadores e do mundo em 2006 e campeão da Recopa em 2007 e só não conquistou titulos a nivel nacional graças ao Sr. Zveiter.
A saída de Fernandão, além da falta que o jogador fará a equipe, fará falta o lider dentro de campo e fora dele, não há como substituir Fernandão no Inter e no coração de todos torcedores do colorados, resta esperar as ações de Fernando Carvalho e da direção colorada, para que Tite tenha as melhores condições de trabalho possiveis.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Tite é o que resta
Merece um tópico oficial a volta de Fernando Carvalho ao futebol do Inter.
Ele fará uma assessoria ao Giovani Luigi, esta sim deve ser considerada uma grande melhora no planejamento de nosso futebol.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Inter em busca de novo treinador
Mas por sorte , o próprio Abel Braga deu a direção do Inter a chance que está, não tinha coragem de criar para si, que é a troca de técnico. Caiu no colo a oportunidade de buscar um treinador preparado, que tenha comando sobre um grupo de jogadores colorados com vencedores, e por isso complicado e que se acha no direito de intervir (vide caso Gallo), e que leve o Inter a disputa em boas condições deste nacional e que leve o clube de volta à Libertadores no ano do centenário.
Vamos esperar que Vitório e Luige aproveitem esta oportunidade que o próprio Abel ofereceu...
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Quarta de emoções na Libertadores e na Copa do Brasil
O time dirigido por Renato teve um bom primeiro tempo, mantendo certo controle de jogo e sempre levando perigo ao time argentino, na segunda etapa o Flu recuou demais, propiciando ao Boca seu melhor momento no jogo, e após o segundo gol do Boca marcado por Riquelme (autor do primeiro gol também) os cariocas voltaram a freqüentar o ataque e num forte chute de Thiago Neves, o goleiro Migliore falhou dando assim números finais ao jogo.
Mas vale lembrar, que não é anormal o Boca não conquistar alguma vantagem em seus domínios em um primeiro confronto e depois reverter fora de casa, exemplo rescente é o Atlas do México, e me vem em mente também o Libertad do Paraguai nas quartas de final da Libertadores de 2007 e do Universidad Católica nas semi finais da Sulamericana de 2005.
Enquanto isso, a Copa do Brasil mostrou seus dois finalistas para a edição 2008. Corinthians e Sport Recife começam na próxima quarta dia 4 em São Paulo a decidir o titulo, e no dia 11, no caldeirão da Ilha do Retiro teremos a partida decisiva. Ambas as equipes garantiram nos penaltis suas classificações, os paulistas mostraram mais uma vez, que são um dos especialistas em "mata-mata" no futebol brasileiro eliminando o Botafogo. O Sport, que viu sua vantagem construída no primeiro jogo ser igualada pelo Vasco, teve graças ao erro de Edmundo sua classificação garantida.
Uma curiosidade, o confronto entre Vasco x Sport interferiu nos jogos da dupla GRENAL para a próxima rodada do brasileirão, pois o Vasco receberá o Grêmio em São Januário e o Inter recebe o Sport no Beira-rio, ambos os jogos no sábado as 18:10, provavelmente após a classificação dos pernanbucanos a final da Copa do Brasil, estes irão a Porto Alegre com os reservas, enquanto o Vasco deverá ir com o que tem de melhor para cima do tricolor.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Flamengo 2x1 Internacional
No primeiro tempo, o Inter se apresentou melhor, aproveitando-se dos erros de ligação de meia cancha do Flamengo, o colorado conseguiu manter a posse de bola e com isso, jogar no campo do Flamengo a maior parte do tempo, e assim construiu uma vantagem provisória de 1x0 gol de Nilmar. Em suma o time rendeu bem, apesar de Alex e Fernandão não terem feito uma partida muito fluente, caso isto tivesse acontecido provavelmente a vantagem no final da primeira etapa teria sido maior.
Na segunda etapa a situação se inverteu, o Flamengo conseguiu melhorar sua criatividade meio campo e precisou de 10 minutos pra virar o placar aproveitando-se de uma deficiência já apontada por mim em meus comentários: problemas de posicionamento defensivo.
Quando um meia colorado é batido em jogada individual, nota-se que existe uma demora até um segundo marcador chegar na jogada, dando tempo para a articulação adversária para construir a melhor jogada, e isso não tem acontecido a pouco tempo nos jogos do Inter.
No gol de empate do Flamengo marcado por Marcinho, a defesa do Inter não interceptou uma bola parada, alçada da intermediária, que na teoria, deveria ser vencida pela defesa por estar de frente para a jogada. Apesar da grande defesa de Renan na cabeçada de Fábio Luciano, a defesa que ja havia perdido a bola áerea, perdeu também o rebote onde Marcinho foi mais rápido que Marcão.
A virada do Fla, veio por outra bola carregada em direção a defesa do Inter, quando Diego Tardelli recebeu passe, foi em direção ao gol entre Indio e Sidnei e apesar de ser derrubado por Renan, Souza aproveitou a sobra e virou o jogo.
O Inter após sofrer a virada foi abarrotado de atacantes, sem nenhum senso de organização, e com isso não conseguiu mais a igualdade.
Novamente, destaco o fato que quando o time precisa do dedo do treinador, Abel Braga não tem dado sua colaboração, organização tática já! Ou direção...
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Fluminense e o trauma das expulsões no Inter
Nisto o time de Muricy novamente entrará com todos os seus recursos em mais um campeonato nacional, o atual bi-campeão brasileiro marcou presença nas ultimas 5 edições de Libertadores e agora vai correr atrás para estar presente em 2009.
Enquanto isso pelos lados do Beira-rio, Abel prepara a equipe para sábado, as 18:10, enfrentar o Flamengo no mesmo Maracanã que foi palco do excelente jogo entre Fluminense x São Paulo.
Sorondo novamente lesionou o joelho contra o Palmeiras, desta vez com bem menos gravidade desfalca o Inter por mais 30 dias. Edinho e Guiñazu expulsos estão fora, e Magrão é dúvida, nisso novamente o Inter terá problemas pra formar sua equipe.
Lesões fazem parte do futebol, mas excesso de expulsões e suspensos por cartão podem sim serem evitadas, nisso lanço certas perguntas: o técnico Abel Braga tem posicionado o time do Inter de forma correta? As expulsões do volante Edinho nos jogos contra o Juventude em Caxias pela primeira fase do gauchão (vitória do Juventude por 3x0) e contra o Palmeiras no ultimo domingo, todas elas no primeiro tempo, não mostram a deficiência técnica deste jogador para ser titular no time colorado?
E por fim... além de Edinho, temos outros reincidentes em termos de expulsão que devem tomar mais cuidados, pois equipes que tem dificuldade de terminar com 11 jogadores em campo, tem dificuldades em prosperar nas competições.
domingo, 18 de maio de 2008
Existe motivos para colorados torcerem para o São Paulo na Libertadores?
Curiosamente, ambos eram considerados favoritos na Copa do Brasil e foram eliminados pelo mesmo Sport Recife, e hoje lutam por três pontos que lá adiante, em novembro, poderá fazer muita diferença entre estes dois.
Mas este inicio de Campeonato Brasileiro, somado com a atual fase da Copa Libertadores, onde São Paulo x Fluminense é o destaque do nosso futebol nesta competição, nos levam a pensar em qual serão nossos adversários, no minimo para a briga por uma das quatro vagas na Libertadores 2009, ano do centenário colorado.
Nesta largada, além do nosso adversário de hoje, o Palmeiras, temos Flamengo e Cruzeiro, que foram eliminados nas oitavas da Libertadores, creio que Santos, Fluminense e São Paulo seriam os clubes que seriam os iniciais favoritos ao titulo de 2009 do Brasileirão.
Pessoalmente não morro de amores pelo São Paulo, mas é impossivel não admitir a grandeza deste clube e que dos nossos participantes que restam na Libertadores, o São Paulo é o mais qualificado e ajudaria se este, não tivesse o devido interesse no Brasileirão, que já está pra lá de disputado.