quarta-feira, 9 de setembro de 2009

São Paulo: o monstro dos pontos corridos

Tenho participado de discussões em uma comunidade no orkut e até mesmo informais sobre a tamanha competência do São Paulo no sistema atual de pontos corridos no campeonato brasileiro. Atualmente são 3 titulos conquistados de forma concecutiva que fazem do tricolor do morumbi repetir o fenômeno do Lyon na França. Mas o que seria isso? Competência do São Paulo ou imcompetência dos demais? Na minha opinião as duas coisas! Até ouvi já várias lamentações sobre esta formula de torcedores de clubes menos previlegiados de bons planejamentos, que não conseguem rivalizar com os atuais tri-campeões.
O sistema de pontos corridos beneficia os clubes organizados, que tem planejamento bem definido, com peças de reposição para lesões e suspensos normais de competição e até mesmo para disputa de dois campeonatos simultaneos.
Só para relembrar, em 2006 o São Paulo foi campeão de forma tranquila, tendo o Inter como vice campeão, sendo que o colorado estava mais preocupado com a decisão do mundial e juntamente com o São Paulo, ambos jogaram diversas partidas com reservas durante a disputa da Libertadores e mostrando assim que sobravam em relação aos demais. Em 2007 novamente o São Paulo venceu com absurda tranquilidade após ganhar a disputa da liderança com o Botafogo.
Em 2008 sim ficou caracterizada a parte " imcompetência dos outros que disputam com o São Paulo", pois após jogar a primeira rodada do segundo turno em casa e vencer o tricolor paulista, o Grêmio até então lider, abriu 11 pontos sobre seu adversárioe mesmo assim conseguiu perder.
Para este ano, vejo novamente o São Paulo, apesar da ausência do Muricy, como seríssimo candidato, pois como apontei anteriormente, o atual tri campeão é mantem-se organizado e forte, mas vejo em Palmeiras e Inter até então, a mesma organização e com fortes grupos de jogadores, como agravante o Palmeiras tem como treinador Muricy Ramalho.
Resta vermos a sequencia da competição e tirarmos alguma dúvida sobre a superioridade do São Paulo neste sistema, se é que há dúvidas.

Nenhum comentário: