sexta-feira, 17 de julho de 2009

Definições para o Gre-Nal

Gosto do 3-5-2 como esquema de jogo.
Mas este tem que ser muito treinado para ser usado regularmente, e o Inter a recem adotou este formato, se é que vai mante-lo para o clássico de domingo, para mim o principal problema para a utilização deste esquema é a ausência no grupo de jogadores de um ala pela direita. Bolivar e Danilo são muito mais laterais de marcação que apoiadores, em compensação o colorado tem zagueiros em quantidade e qualidade para formar um bom sistema defensivo com três zagueiros e com a atuação de Sorondo frente ao Fluminense, fica dificil sacar o Uruguaio do time.
Se D´Alessandro for liberado pelo STJD, acho que o argentino deva entrar na equipe no lugar do suspenso Magrão e não de Andrezinho, a utilização de três zagueiros é exatamente para diminuir um volante do meio, mas duvido que Tite faça isso.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Inter cai em nova decisão



Hoje ouvindo o comentário do Pedro Ernesto na Rádio Gaúcha, não que este seja um grande comentarista de futebol, mas tive que concordar com ele: Inter cometeu um erro de logistica esta semana que com certeza debilitou seus jogadores na parte física.
Se não vejamos: Viagem de Porto Alegre para o Recife, depois retorno a Porto Alegre; viagem para Quito e retorno para o RS; e agora para o jogo contra o Atlético Paranaense nova viagem para Curitiba. Nisso atrasos em aeroportos, desgastes, enfim. Depois do episódio DVD o colorado comete outro erro estratégico e diante de tantas decisões, isso não poderia acontecer. A equipe deveria ter passado a semana fora, indo do Recife para Quito, de Quito para Curitiba.

Em campo, o patético time do Inter foi humilhado pelo, no máximo, ajeitado time da LDU, tomando 3x0 e vendo os equatorianos conquistar a Recopa Sulamericana com facilidade, apresentando os problemas de sempre, falhas na bola aerea defensiva, três volantes sem dar o mínimo de apoio para D´Alessandro, este em fase terrivel, não acertando nada. Dos três cabeças de area, Magrão, assim como o argentino em péssima fase e Taison que não consegue render o mesmo futebol do campeonato gaúcho.

Acho que certas medidas corretivas tem que ser tomadas a curtíssimo prazo e sinceramente não vejo em Tite a determinação pra fazer isso. Colocar certos "titulares por decreto" no banco. Orientar melhor o Taison, equilibrar a meia-cancha tendo maior articulação.
Inegavelmente Tite balança no cargo, tendo Muricy e Luxemburgo disponiveis, a direção diz que o treinador fica, mas vi algumas vezes direções de futebol confirmar e horas depois desconfirmar.

Aguardaremos cenas do próximo capitulo.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Decisão em Quito



Vamos guentar esta noite, de novo o técnico Tite insistindo com uma equipe dependente de um articulador que está em má fase (D´Alessandro) e três volantes, sendo um deles (Magrão) igualmente em má fase. Não consigo entender esta escolha.
Andrezinho ou até mesmo Bolaños (foto) poderiam dar uma melhor contribuição a um time que precisa vencer para ser campeão.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coisas que todos sabiam sobre o Corinthians antes do jogo... menos o Tite!

Me ocorreram mais alguns argumentos que mostram a despreparação do Inter, através de seu comandante para o jogo de ontem a noite: Todos sabiam que o Corinthians defensivamente é muitíssimo forte, tem boa colocação, se impõe fisicamente e na bola áerea e tem uma saída rapida e de qualidade. O que Tite poderia ter feito?
Se vê de imediato que bolas longas não iriam funcionar e foi exatamente o que ele fez e vimos no que deu.
O Inter precisava mais do que nunca de ARTICULAÇÃO. Sem Sandro, a escolha por manter a formação que fracassou duas vezes contra o Flamengo e uma contra o Coritiba foi fatal contra um time da qualidade do Corinthians, deveriam ter colocado Andrezinho e D´Alessandro armando e se somando com Taison e Nilmar na frente e jogado muito pelas laterais para tentar algo de mais efetivo.
Faltou treinador.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vitória do Corinthians do sábio Mano Menezes

Se eu tivesse que eleger o destaque desdes dois jogos decisivos da Copa do Brasil apontaria o técnico do Corinthians Mano Menezes.
Principalmente no jogo do Beira-Rio, os paulistas mostraram por que mereceram este titulo, pela montagem do sistema defensivo, pela qualidade na saída de bola, pela armação de meia-cancha o Corinthians superou de longe o Internacional.
Falando no Inter, me torno repetitivo falando em Tite. Mas antes vou falar do bendito DVD.
Fernando Carvalho, o grande Fernando Carvalho cometeu um erro estratégico absurdo. Não em montar este DVD, mas sim em chamar a atenção da imprensa para isso. Eu vi o que foi colocado no DVD, é pertinente, mas manda para a CBF e para comissão de arbitragens, diz que fizeram o dito cujo e já era.
Certas coisas caem de maduro e devem ser muito bem analisadas. E numa final não se dá armas para o adversário.
Vamos ao time dentro de campo
O Inter saiu novamente com três volantes, sem Sandro a escolha recaiu sobre Glaydson, mais Guiñazu e Magrão, este ultimo jogando como "meia direita" e é por ele que começo... tá pedindo uma reserva.
Cada vez me convenço mais que o Magrão é reserva do Guiñazu, ele tem qualidades, mas ta num momento ruim.
Digo de novo, deveria ter iniciado com Andrezinho.
Ai vou passar para D´Alessandro.
Vou dar o desconto de sempre pela armação do meio campo, mas não é possivel um profissional com tamanho descontrole.
O Inter descuidou, tomou gols e complicou toda sua situação, faltou claramente tranquilidade ao time, notava-se pelos erros de passe no inicio, nisso o DVD não ajudou em nada, aumentou a pressão sobre o grupo de jogadores.
Na defesa, pra mim o melhor foi o Bolivar, Indio começa a entrar para mim na mesma situação que o Magrão, caiu de produção. Taison esforçado, mais bem marcado, assim como Nilmar, este ainda deu mais trabalho, no ataque destaco Alecsandro que entrou e fez os dois gols no empate.
Acho que com um profissional do gabarito do Muricy no mercado, não se pode mais perder tempo com o Tite. O ano de 2009 esta ai e é necessario pequenas correções de rumo. Espero que Fernando Carvalho, que errou e feio no episódio DVD, veja o certo.